quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Observe o referencial



Este texto foi escrito em 10 de dezembro de 2014, há exatamente um ano atrás.Durante um curso de vinhos no Senac/SP.

                                                                       


Hoje realizei uma analise comparativa. Ferramenta que aprendi nos tempos da faculdade. Ela é bem simples e eficaz, se refere a um determinado evento que você observa e como um elemento ou dado amostral você  de maneira simples compara.
O interessante é verificar isso quando há características próximas, porém com um referencial totalmente diferente.

Mais cedo enquanto me deslocava para o trabalho conversei um pouco no telefone com um amigo carioca que infelizmente só consegue ver o lado negativo de suas experiências. Ou melhor, alimenta mais essa percepção em seu dia á dia.
Confessou-me que estava cansado por ter de acordar muito cedo e de ter que aguentar estresse e pessoas indesejadas.

Sugeri que ele fosse pescar em um momento desses de turbulências emocionais e neurais, eu sempre indico o mar, praia ou ir pescar.

Bem mais tarde por volta das 21:30 no meu curso de vinhos, uma jovem moça compartilha um pouco de seu dia e experiência de vida. Com seus 25 anos já é mãe de duas filhas, casada trabalha em uma padaria com seu esposo, todos os dias acorda bem cedo, junto com o galo para preparar a massa e assar pães, depois realiza o atendimento de café da manhã e segue no trabalho até chegar o horário do curso de vinhos.
O professor do curso perguntou como ela lidava com o estresse:

- E simples professor, acordar cedo não é uma obrigação é uma dádiva, por ter condições de criar as minhas filhas, mesmo na correria do dia a dia ser amada pelo meu marido e alimentar o meu sonho de um dia me tornar sommelier e poder aprender em um curso como esse.

Eu contabilizei que essa moça trabalha mais de 12 horas por dia, dorme menos de cinco horas, cuida de duas crianças. Mas qual a diferença dela para meu amigo carioca ?

O referencial, a forma como se olha a vida...


Boa parte das conquistas de nossos sonhos se dá com uma visão “favorável” de nosso referencial.


                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário