quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O Pão da vergonha e a auto-anulação (Bitul)


 בס"ד
                                                                                  



Há um interessante conceito na cabalá conhecido como pão da vergonha, que consiste em receber algo sem merecer, burlando ,ludibriando,enganando ou roubando. Por exemplo uma determinada aluna se formou em geografia, mas na verdade ela comprou seu TCC conseguiu então se formar, mas como ela comprou seu TCC e treinou para a sua apresentação, ela não possuía o real conhecimento acadêmico que deveria ser adquirido.

Em um dado momento de sua vida, ela precisou exercer o conhecimento que ela deveria ter,nesse momento ela sentiu uma determinada angustia,por vezes acompanhada de tristeza,os cabalistas denominam esse sentimento com o termo: O Pão da vergonha.

E ele automaticamente leva a consciência do “Bitul” Auto-anulação e transmutação[1](mudança favorável) do ego em humildade.

A primeira oração que um cabalista que segue a linhagem de Arizal[2]  faz pela manhã ao acordar  e o “Mode Ani”[3]:

מודה אני לפניך מלך חי וקיים שהחזרת בי נשמתי בחמלה רבה אמונתך

O interessante é que na tradução do hebraico para o português temos :

Agradeço a Tí, Rei da vida (vivo) e da existência, que devolveste(com misericórdia) em mim minha alma. Grande é a minha fé em Tí.

Que é um exemplo claro de bitul ou seja auto-anulação....

Nossos sábios ensinam que nesta oração seria mais correto no hebraico falar “ Ani Mode”, ou seja eu agradeço,  ao invés de “Mode Ani” agradeço eu. Porém como certa vez ensinou-me  o Rabino Disraele Zagury.:

“Nos jamais deveremos começar nosso dia com “Ani”  ou seja com o “eu”.Todos os problemas do mundo apresentam relação com o “eu”:

- Feriu o meu “eu”;

- Não atendeu o meu eu;

 Por isso deixamos o “eu” para segundo plano. Então na oração é  Mode Ani e não Ani Mode...

Essa é uma oração (reza) diferente de todas as outras orações, porque pronunciamos  ao abrirmos os nossos olhos até mesmo antes de lavarmos as nossas mãos, a boca e higienizarmos o corpo.


[1] Transformação.
[2]   Mestre Isaac Luria, em hebraico יצחק לוריא, foi um conhecido estudioso e místico , fundador de uma das ramificações  da cabalá, ensinando no seu sistema místico a transmigração  das almas. 
[3] Sendo uma "Halacha" - Lei encontrada no kitsur (Shulchan aruch - 1:3).


{Obs} = Imagem retirada do site AHkemfoco


Nenhum comentário:

Postar um comentário