quarta-feira, 6 de julho de 2016

Halachot (Leis) de BERACHOT HÁ TORÁ (Bênçãos da Torá), Nussach Sefarad-Marrokay( Costume Sefaradita Marroquino).

ב"ה

  
                                                                            



Halachot (Leis) de BERACHOT HÁ TORÁ (Bênçãos da Torá), referente ao Nussach Sefarad-Marrokay( Costume Sefaradita Marroquino).

De acordo com o sidur[1] Abotenu do autor Ribi Meir Elazar Atiá com a tradução para o português do Ribi Moshê Elmescany Segue alguns trechos (Passukim).

א

O motivo pelo qual fazemos a bênção da Torá é como disseram nossos sábios sobre o passuk (Verso):”... Pois abandonaram minha Torá” por não fazer a bênção da Torá para lê-la.” (Tratado Baba Metsia ,85 A).
ב

A bênção da Torá precisa tomar cuidado para demonstrar que ela é importante aos seus olhos e deleita-se com ela assim como deleita-se dos prazeres deste mundo. Se não a abençoar não terá méritos de ter filhos Talmidei Chachamim (grandes sábios), pois isto é seu castigo, ação por ação, pois ao não ser feliz com ela não deleitar-se com ela não recebe méritos para continuar a cadeia ininterrupta daqueles que a praticam, e o cuidado é para entender o significado das palavras e dizê-las com calma e com vontade para colocar seu coração sobre a Torá pois ela é nossa vida e nossa longaminidade neste mundo e no outro mundo, como está escrito: “ Ela é tua vida e teus longos dias.” (Kitsur Shulchan Aruch de Ribi Refael Baruch Toledano)
ג
O certo é não interromper entre as Bircat Hatorá e Bircat Cohanim (bênçãos da Torá e as bênçãos do Sacerdote[s]).
ד
Mulheres fazem a bênção da Torá, pois são obrigadas a dizerem Perashat Hakorbanot (a porção sobre os sacrifícios) e leis que lhe dizem respeito.
ה
Nestas bênçãos tenha a intenção de incluir todos os estudos de Torá que venha estudar durante todo este dia e esta noite.


ו
Ordenaram estas três bênçãos (da Torá) pela Mishná, Torá e Midrash. (Ribi Yaish Crispin).


 Daf :  (Página 30):


Acostuma-se ser mais brando (na Lei) permitindo tomar café e chá (mesmo com açucar) antes da Tefilá. (Ribi Shalom Meshash 48, 84).

Daf : (Página 111):

Assunto de importância é a leitura do Pitum Haketôret (o Incensário) 3 vezes ao dia, pois assim escreveu o Zohar na Perashá Vayakhel 218, dando bastante ênfase para este assunto: “Uma palavra é decretada diante do Bendito Seja o seu Nome, de que todo aquele que observa e lê diariamente a Perashá do Ketôret, salva-se de acontecimentos ruins que acontecem no mundo, de encontros ruins, de pensamento ruim, de julgamento ruim, da morte, e não lhe acontecerá dano algum neste próprio dia, pois não dominará sobre ele o outro lado (o lado ruim), para isso precisa se concentrar na leitura.

Disse Ribi Shimon Bar Yohai: se as pessoas soubessem o quanto é elevado o assunto do Ketôret diante do Bendito seja Ele, estariam dizendo palavra por palavra.

                                                                        




[1] Livro de orações.