segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Exercício espiritual da Tradição.


                                                                     



Este é um grandioso exercício espiritual da Tradição. Há dois adendos:

 A  recomendação de trocar "naturalmente um pensamento desfavorável para um favorável. E dessa forma ver em cada momento de aprendizado uma grande oportunidade.

A quem ainda recomende deixar os pensamentos passarem naturalmente sem se fixar neles, se houver dificuldade em deixar passarem.Meditar em que esta sendo feito para a concretização de projetos e de cada sonho.

Duração: 1  dia completo.Todas as quinta-feiras. Durante um mês (Quatro dias,quatro quinta-feiras).
Faça anotações em um diário pessoal,encape de preto e após esse mês leia as suas próprias impressões.

Este exercício meditativo é encontrado em “várias” linhagens do conhecimento…



Escolha uma via e seja feliz.


Observação: O Respectivo desenho foi retirado da Fanpage do site de entretenimento do Cifras 



sábado, 28 de novembro de 2015

O Capitão Galinha


                                                                             

Hoje após a degustação de um vinho português enquanto  retornava para casa uma pequena menina levava uma revista de piratas e pedia para a mãe cantar algo para ela, a mãe por deveras aborrecida tentava explicar que piratas não existem .

Vi a pequena menina dos olhos amendoados ficar triste, então no meio do trem na estação de Osasco perguntei para a mãe se podia cantar uma musica, ela sem entender disse que sim então olhei para a pequena menina e  disse:

- Vou cantar para você a musica do capitão Galinha!

Ela sorriu enquanto os passageiros olhavam a melodia.



...O Barco esta a deriva,
O Capitão em cima da proa,
Os ratos de um nau ,
Para o outro,
O rato preto e o rato de Osasco,
Tentando fugir da maré...

Lá vai o Capitão Galinha,
Pelos rios e marés adentro,
Pelos rios e marés...



Observação : Este desenho de Pirata é da autoria de Howard Pyle.


sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O Caminho

                                                                                   


Hoje enquanto ia para o trabalho abri o livro "Mar de Homens" e encontrei um poema que compartilho com vocês...



."... Mestre é aquele que sabe o caminho,
       Tudo começou com uma linha apenas,
        Dividindo claramente,
         O que é o que não é do Homem,
           Eis o horizonte,
             Tênue ou intenso,
               Essa linha faz que homens distantes de todos os mares sejam homens do mesmo mar,
                Na sua direção,
                 Sonhos e esperanças partem e retornam diariamente. (Mar de Homens - Roberto Linsker)

Observação: A foto se refere a exposição que se tornou livro, confiram o Portal Photos.
               

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O caminho do Mestre

בס"ד

                                                                             


Certa vez no Rio de Janeiro resolvi visitar um Arqueiro Mestre. Quando cheguei do trabalho fui até a academia assistir um treino.

Enquanto uma discípula nos explicava a essência de seu caminho e de seu Mestre, o Arqueiro japonês simplesmente sorria. Mal falava português e sua discípula para poder se desenvolver aprendeu a língua do sol nascente em meses e desta forma bebe da fonte do conhecimento de seu Mestre na raiz.

Naquela noite ele fez vários disparos e enquanto algumas pessoas praticavam o treino experimental o velhinho Arqueiro me observava. Em um dado momento perguntei como ele conseguiu se tornar um Arqueiro Mestre:

- Rotina, prática, disciplina e perseverança. Assim somente assim consegui enxergar o meu Dom. 



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A visão da oportunidade

בס"ד

Certa vez o diretor de uma fabrica de sapatos chamou seu melhor vendedor e o enviou para uma região distante onde as pessoas não tinham habito de usar sapatos. Sua missão era simples, só tinha que observar a comunidade e desenvolver um relatório referente a possibilidade de lucro naquela comunidade.

Então após passar algumas horas caminhando escreveu:

Caro Diretor R.

Percebi durante aproximadamente mais de duas horas de observação que esta comunidade rural não apresenta interesse em usar sapatos eles herdaram o costume de andarem descalços acredito que seja salutar procurar um outro ponto para realizarmos nossas vendas.

Com a carta o diretor ficou muito triste, enviou uma carta chamando o vendedor de volta para a cidade pagou a sua pesquisa e então foi para a sua casa.Em casa jantou,leu jornais e foi descansar.

Enquanto dormia escutou uma voz que dizia para enviar um outro vendedor para a mesma comunidade. Ao acordar telefonou para um amigo e contou o sonho após relatar todo o ocorrido com o vendedor este amigo pediu para receber esta missão.

O diretor da fabrica de sapatos concordou e enviou seu amigo para realizar uma outra analise.

Após duas semanas o diretor recebeu a carta de seu amigo:

Caro amigo R
.
Há duas semanas observo o costume desta comunidade,conversei com os antigos,mostrei alguns sapatos e sandálias. Dei um dos meus sapatos para o chefe tribal.

Estou solicitando que me envie todo o estoque que tiver de todos os números e modelos. Quero abrir uma loja de sua fabrica aqui. Porque vejo a oportunidade.

                                                                            


domingo, 22 de novembro de 2015

Quando estiveres na estrada

                                                                    

"...Quando estiveres na estrada,lembre-se que viajar e a melhor maneira de aprender. E que toda viagem é uma aventura, Aprende a conviver com o mistério,esteja disponível mesmo que sentires dor e cansaço, sorria ao caminhar. E lembre-se sempre que é a vontade de acreditar que a vida é um milagre que permite que os milagres aconteçam".
( Dos Ensinamentos que o Mestre Paulo Coelho recebeu de seu Mestre ).


                                                                           

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Curiosidades do vinho:


Garrafa lyonesa (fr:Pot Lyonnais) é uma garrafa típica de Lyon, com capacidade de 46cl, muito comum nos bouchons (tipo de bistrô) da cidade e arredores.

Nos bouchons, o pescoço da garrafa é envolvido por elásticos coloridos para definir o conteúdo, por exemplo, vinho Beaujolais ou Côte du Rhône.

Normalmente é fabricado em vidro reciclado, irregular e com bolhas. Alguns fabricantes desenvolvem modelos decorados com cores do quartiers de Lyon e figuras locais, como Guignol.



(Fonte - Wikipedia).









                                                               

sábado, 14 de novembro de 2015

Oásis Literário

                                                                        


...Na minha panela literária em banho maria,tomando sua ligeira forma mercurial há entre a coagulação dos elementos a tinta sendo preparada em conjunção lunar na chegada dos festivais de fertilidade para o hemisfério sul e do renascimento cíclico do hemisfério  norte, entre as ferramentas o papel manteiga e o pergaminho.

Há a presença do Corvo" de Edgar Allan Poe, do "Coelho" de Lewis Carroll, do "Lobo" de Carlos Castaneda , do "Lagarto" de Jim Morrison sobre  a transformação da "Borbuleta" de Clarice Lispector há o amor e a fé do “Leão” do Rei David. Todos reunidos e próximos de cada leitor ou leitora rumo ao desconhecido oásis literário que leva as águas próximo das palmeiras e do “Camelo” de Khalil Gibran.

a trilha sonora desta nona hora pelo quarto quadrante além dos sinos e das badaladas são os uivos licantrópicos astrológicos de mais uma “transformação” sinais de uma "revelação" que atrevo-me a chamar de inspiração a tinta molha o papel, na dança dos anjos forma palavras,vivas numéricas e reveladoras.


Desta forma as letras transformam-se em palavras .E como um expectador assisto este nascimento, e isto trás uma alegria imensurável

terça-feira, 10 de novembro de 2015

O espírito de um espadachim deve ser inabalável

                                               
                

“O espírito de um espadachim deve ser inabalável”. 
(M.Musashi).



Com essas palavras há alguns anos atrás na cidade das mangueiras presenciei a entrega de uma espada para um velho guerreiro.

Enquanto segurava sua espada seu rosto se enchia de lagrimas.
De certo passava em sua mente todos os anos de treinamento e tudo o que passou e passa,de suas escolhas e o que vivenciou.

As palavras do Mestre se dirigiam direto para seu coração:

- Sua espada se materializou,deves honrar e preservar a sua palavra,os teus atos e até o que tu pensa sobre tudo inclusive sobre a vida e a morte porque em tudo isso reside sua espada.

O velho guerreiro disse:

- Mestre, se recebi uma espada de nossa linhagem qual sera minha próxima missão ?

Todos os presentes olhavam sem nada dizer enquanto o Mestre do velho guerreiro sinalizou apontando com o dedo um caderno e uma caneta em cima da mesa.

Todos os presentes continuavam calados e o velho guerreiro pegou a caneta e o papel,ele compreendeu que sua próxima tarefa espiritual consistia em escrever e repassar o que aprendeu porque neste ato de compartilhar também reside o aprendizado e o poder da espada…


Dedico este texto ao Mestre Karmiel.


domingo, 1 de novembro de 2015

Derech Chessed ( O Caminho da Misericórdia).


                                                                          

Há alguns anos atrás em Sampa/City tive o mérito (Kavod) de conhecer o Rebe Avraham Yerachmiel Rabinowicz, de Biala Ostrova (Linhagem polonesa). Entre o que conversamos algumas de suas palavras permanecem no meu coração:

- Se você quer tomar consciência dos "planos espirituais" e aplicar no mundo da ação, cante hoje e sempre e mantenha sempre a alegria, com todos os seres humanos ,veja a beleza de cada animal,planta de tudo o que foi criado e aquilo que "criamos" através de nossos "pensamentos, do que falamos e da forma como agimos ". Derech Chessed ( O Caminho da Misericórdia) !

- Na véspera de todo Shabat cante com amor e alegria "Yedid Nefesh".